sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O lado psicológico da "coisa"

Oi meninas, tudo bem?



Espero que sim! Hoje eu queria mais é conversar com vocês sobre uma coisa importantíssima: o lado psicológico, a aceitação e os relacionamentos quando você muda seus hábitos e resolve cuidar de si mesma. Sim, a gente sofre (muito) preconceito, infelizmente.

O que eu mais ouço por aí é a palavra "neurótica".
Já ouvi da minha mãe (hoje de tanto eu explicar, ela me entende), de amigas, de vizinhos, conhecidos, enfim, de um bocado de gente. E não para por aí: fútil, filhinha de papai, entre outras aberrações vocabulárias de quem sequer me conhece pra julgar meu caráter pelos meus hábitos (saudáveis ainda por cima).

Eu já cheguei realmente a parar pra pensar se eu estava no caminho certo e se não estava exagerando um pouco. Foi nesse momento, quando eu parei pra pensar, que eu vi que NÃO. NÃO NÃO NÃO. Não podia me deixar influenciar pela cabeça dos outros e largar tudo que eu estava fazendo por mim mesma. Eu trabalho, faço mil coisas, terminei o ensino superior, sei fazer todos os afarezes de uma casa... Afinal, por que isso incomoda tanto as pessoas? Eu não estou fazendo nada por ninguém, não estou pedindo pra ninguém ir treinar comigo, puxar ferro ou comer as coisas que eu como.
Então POR QUE as pessoas critiam TANTO o fato de eu não querer comer o que ELAS comem? De não querer fazer o que elas fazem?

E foi aí que descobri uma coisa: ver alguém que se cuida e faz alguma coisa por si próprio incomoda os outros por que as pessoas gostariam de ter essa força de vontade e simplesmente não tem. E elas sabem que deveriam ter. Elas queriam ter. E isso faz com que se sintam mal, frustradas, e ninguém gosta de se sentir assim. Logo, quanto mais pessoas tiverem os mesmos péssimos hábitos que ela, mais comum isso será e menos errada ela vai se sentir.
Não estou certa?
Ao invés de julgar, eu simplesmente tentei entender o lado delas também.

E não, eu não sou neurótica. O que eu escolhi, foi um estilo de vida, simplesmente. E ele afeta somente a mim mesma, eu fico mais feliz, mais saudável, mais disposta, mais bonita e, consequentemente, faço as pessoas ao meu redor mais felizes. O que isso pode ter de tão errado? Negar um chocolate se eu não quero comer hoje, não me faz uma pessoa chata, nem uma garota fútil. É a mesma coisa que eu tentar empurrar um bife para um vegetariano, ou banana pra alguém que odeia banana. Faz algum sentido? NENHUM.

Por isso o melhor conselho que eu posso dar, é que você assuma suas escolhas, seja quem você escolheu ser. Não precisei nunca deixar de sair por que não quero beber, ou deixar de ir numa churrasco por que não quero comer carne. Eu vou, faço minhas escolhas e pronto.
E, por outro lado, quando me dá vontade de comer pizza, chocolate ou sorvete, eu vou lá e simplesmente como.

O que mais vai existir, é gente querendo te sabotar, tirar teu foco e te fazer desistir. Poucos vão incentivar, ou quase ninguém. Por isso uma dica: quando estiver em uma situação em que você não tem vontade ou não quer comer algo que estão te oferecendo, simplesmente não coma. Diga qualquer coisa, que não está afim, pronto. Se for a uma confeitaria com as amigas, por exemplo, faça suas opções saudáveis sem falar nada. Todo lugar tem... é só ser esperta. Agradeça gentilmente, e diga que hoje não está afim, com um sorriso no rosto. Se a resposta vier com "você só come alface agora?", simplesmente diga: "Não, só não quero comer hoje. Obrigada".

Não se deixe levar, seja diferente, se você for como todo mundo, terá resultados como todo mundo. Não precise de uma amiga pra treinar, se ela for junto, ótimo, mas aprenda a fazer as coisas por si mesma. Isso faz toda a diferença. Incorpore um novo jeito de levar a vida, pra vida toda.
Com o tempo as pessoas vão se acostumar, e vão passar a admirar você. Experiência própria!

Beijos e ótima semana a todas!
Carol

2 comentários:

  1. Nossa, isso é realmente incrível!! te admiro muito por essa força de vontade Carol, porque realmente não é fácil, tem que se querer muito e ser muito forte. Eu por exemplo ja deixei de sair varias vezes por causa do gluten e inclusive varias vezes ja deixaram de me convidar de ir a um lugar por causa disso, o que eu já falei que nao tem nada haver, posso ir pois nao preciso comer, é como vc disse, sempre tem outras opções, nem que seja um copo de suco. Ah, e eu odeio banana, hauahuahua, ri quando vc escreveu: "é como empurrar banana pra quem odeia banana", então nunca me ofereça uma ta?? hehe!! bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!
    Realmente, é bem verdade! Muita gente nem faz por mal, simplesmente acha que tem que te "salvar de algum coisa"! Mas outras fazem pq não tem coragem mesmo, como você disse!
    Eu também já cheguei nessa conclusão: nunca diga: "estou de dieta" ou, "estou evitando comer isso"! Parece que liga um chatômetro nas pessoas... É bem mais simples dizer: não estou a fim!
    E não acho nem nunca achei você neurótica! Sempre foi uma excelente companhia em qualquer situação!
    Beijos e vamos que vamos!
    Eu estou tentando não engordar muito na gravidez...essa é minha meta atual! Só comer coisas que fazem bem pro bebê! :)

    beijos

    ResponderExcluir